"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional". Freinet
Maynababy.com - Gif floatie coração

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como surgiu este blog

blog – liga da leninha _ pedagogas em ação

No dia 25/08/2011, nosso primeiro encontro com a professora Alzira da disciplina Organização da Educação Infantil, ela nos propôs que realizássemos o projeto “Árvores dos Desejos”,  nos pediu para que escrevêssemos em uma folha o que esperávamos da disciplina, em seguida colocamos os papéis no chão formando um circulo, e fomos lendo os desejos umas das outras,  à medida que foram surgindo afinidades dos temas fomos formando grupos.
Ao longo do semestre, a professora disponibilizou algumas aulas para que pudéssemos nos reunir e discutir o andamento do projeto. Alguns grupos foram fazendo apresentações no decorrer do período, outros estavam trabalhando mais em silêncio.
No princípio, pareceu que nem todas as alunas levaram este projeto muito a sério, mas no processo de desenvolver dos trabalhos fomos nos envolvendo mais com os temas. Cada grupo teria que apresentar o seu tema para toda a turma.
A temática do nosso grupo foi definida como “Formação Continuada”, pesquisamos, reunimos alguns textos e nos informações sobre o assunto, mas precisávamos definir como apresentaríamos o  trabalho. Então surgiu a ideia de criar um blog, que no início teve o intuito de ser apenas uma forma de apresentarmos o nosso trabalho, mas percebemos que um trabalho que alcançou proporções tão elevadas, não poderia ficar apenas para nós.
Então está aí, o primeiro blog do 4º Período de Pedagogia-Manhã 2º semestre 2011 da Fundação Helena Antipoff, sintam-se à vontade para participarem e contribuírem para o crescimento deste trabalho, que é de toda a turma.
Componentes: Scheila, Danielle, Wiara, Claudia.

Criar um blog foi uma de nossas tentativas de diminuir a distancia entre professores e o mundo tecnológico, de também aproveitar o lado bom da mesma para criar vínculos entre mestres de toda parte do mundo.
O projeto “árvore dos desejos” idealizado pela professora Alzira a frente da disciplina Organização da Educação Infantil é responsável por este fruto, o blog Liga da Leninha com o qual queremos ficar conhecidas como uma turma unida em nome de Helena Antipoff que bem antes de nós se preocupou com a formação continuada de professores atuantes.
Os blogs e a internet são uma grande arma para este desafio, manter professores atualizados e conhecedores do mundo no qual os nossos alunos são narradores ativos e participantes.

Pedagogas.
“Evidentemente, há só um meio de escapar ao espetáculo de nós mesmos
e da censura de nossa consciência-agir.
É necessário agir de tal maneira que a finalidade da ação nunca
seja em proveito de nós mesmos, e sim agir tendo em vista outras plagas e outras vidas.”

HELENA ANTIPOFF


Um comentário:

  1. Para nos é um prazer encontrar mais um blog "pedagogo". Assim poderemos unir forças para mostrarmos a importância do profissional da docência.
    Mandamos um forte abraço e continuem firmes.
    www.fhapedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...