terça-feira, 24 de julho de 2012
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Guia Saberes e Práticas da Inclusão (Educação Infantil)
"Os
sistemas de ensino devem se transformar para realizar uma educação
inclusiva, que responda à diversidade dos alunos sem discriminação. Para
apoiar essa mudança,o Ministério da Educação, por intermédio da
Secretaria de Educação Especial, elaborou uma Coleção – ora apresentada
em sua 2.ª edição, revisada – composta por nove fascículos. São temas
específicos sobre o atendimento educacional de crianças com necessidades
educacionais especiais, do nascimento aos seis anos de idade. O
objetivo é qualificar a prática pedagógica com essas crianças, em
creches e pré-escolas, por meio de uma atualização de conceitos,
princípios e estratégias. Os fascículos são os seguintes:
1. Introdução
2. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem ou Limitações no Processo de Desenvolvimento
3. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Autismo
4. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Deficiência Múltipla
5. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Física
6. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdocegueira / Múltipla
Deficiência Sensorial
7. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdez
8. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Visual
9. Altas Habilidades / Superdotação
Esperamos que este material possa ser estudado no conjunto, e de forma compartilhada, nos programas de formação inicial e/ou continuada de professores da educação infantil. E que os conhecimentos elaborados no campo da educação especial colaborem para que as crianças com necessidades educacionais especiais tenham acesso a espaços e processos inclusivos de desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. É esse o nosso compromisso."
1. Introdução
2. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem ou Limitações no Processo de Desenvolvimento
3. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Autismo
4. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Deficiência Múltipla
5. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Física
6. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdocegueira / Múltipla
Deficiência Sensorial
7. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdez
8. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Visual
9. Altas Habilidades / Superdotação
Esperamos que este material possa ser estudado no conjunto, e de forma compartilhada, nos programas de formação inicial e/ou continuada de professores da educação infantil. E que os conhecimentos elaborados no campo da educação especial colaborem para que as crianças com necessidades educacionais especiais tenham acesso a espaços e processos inclusivos de desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. É esse o nosso compromisso."
Claudia Pereira Dutra
Secretária de Educação Especial - MEC
Uma
ferramenta imprescindível para professores, que muitas vezes temos
que lidar com alguma situação especial em sala de aula.Secretária de Educação Especial - MEC
Educação Infantil
Alfabetos
Lindas musiquinhas para trabalhar o alfabeto. Todas elas de curta duração, mas que exemplificam as letras do alfabeto de forma lúdica e divertida!
LISTA DE MÚSICAS DA COLETÂNEA ABC:
- O alfabeto - Patati Patatá
- O alfabeto - Andréa Sorvetão
- O alfabeto - Aline Barros
- O alfabeto - Mara Maravilha
- O alfabeto - Trem da Alegria
- O alfabeto - Althus Especial crianças
- O alfabeto - Ed Wilson e Carlos Cola
- Abecedário da Xuxa - Xuxa
- Aprendendo as letrinhas, aprendendo a contar - Patati Patata
- Todos os sons do alfabeto
- Letrinhas a,e,i,o,u - Cantando e aprendendo
- The Alfabet Song - Os sons do alfabeto cantados em inglês;
- ABC do bicho papão - Trem da Alegria
- Brincando de soletrar - Xuxa
- Be-a-bá - Elba Ramallho
- a,e,i,o,u da floresta
- ABC do Sertão - Luiz Gonzaga
- ABC do Txutxucão
- Melô das letras - Cristina Mel
- A,E,I,O,U dos que amam a Jesus - Cristina Mel.
Massinha de modelar
Receita de massinha de modelar
4 xícaras de farinha de trigo,
1 xícara de sal,
1 e meia xícara de água,
1 colher de (chá) de óleo
Confecção:
Numa tigela, misturar todos os ingredientes, amassar bem até ficar boa para modelar.
Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
Atenção: Esta receita não precisa ir ao fogo. Não seca ao sol, mas você pode colocar as
peças modeladas numa forma e pedir para um adulto colocar em forno brando para
assar.
Depois de assadas, é só pintar com tinta para artesanato ou tinta preparada por você
através de nossas receitas.
Receita 2
Material:
1:500 g de maisena,
100 g de sal,
uma colher de (café) óleo,
tinta vegetal
Modo de Fazer
Misturar a maisena e o sal. Juntar água suficiente para formar uma pasta.
Pedir para um adulto levar a massa ao fogo, mexendo sempre. Acrescentar o óleo e o
corante.
Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
Atenção: a massa não deve ser deixada para secar ao sol. Ela se conserva por vários
meses, independente de qualquer produto químico.
Receita 3
Material:
2 xícaras e meia de maisena
1 xícara de sal
meia xícara de água
uma pitada de corante.
Modo de Fazer :
Misturar todos os ingredientes
Pedir para um adulto levar a massa ao fogo em banho-maria até desprender da panela.
Guardar em saco plástico ou vidro bem tampado.
Atenção: a massa não deve ser deixada para secar ao sol. Ela se conserva por vários
meses, independente de qualquer produto químico.
Assinar:
Postagens (Atom)