Guia Saberes e Práticas da Inclusão (Educação Infantil)
"Os
sistemas de ensino devem se transformar para realizar uma educação
inclusiva, que responda à diversidade dos alunos sem discriminação. Para
apoiar essa mudança,o Ministério da Educação, por intermédio da
Secretaria de Educação Especial, elaborou uma Coleção – ora apresentada
em sua 2.ª edição, revisada – composta por nove fascículos. São temas
específicos sobre o atendimento educacional de crianças com necessidades
educacionais especiais, do nascimento aos seis anos de idade. O
objetivo é qualificar a prática pedagógica com essas crianças, em
creches e pré-escolas, por meio de uma atualização de conceitos,
princípios e estratégias. Os fascículos são os seguintes:
1. Introdução
2. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem ou Limitações no Processo de Desenvolvimento
3. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Autismo
4. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Deficiência Múltipla
5. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Física
6. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdocegueira / Múltipla
Deficiência Sensorial
7. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdez
8. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Visual
9. Altas Habilidades / Superdotação
Esperamos que este material possa ser estudado no conjunto, e de forma compartilhada, nos programas de formação inicial e/ou continuada de professores da educação infantil. E que os conhecimentos elaborados no campo da educação especial colaborem para que as crianças com necessidades educacionais especiais tenham acesso a espaços e processos inclusivos de desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. É esse o nosso compromisso."
1. Introdução
2. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem ou Limitações no Processo de Desenvolvimento
3. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Autismo
4. Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem – Deficiência Múltipla
5. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Física
6. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdocegueira / Múltipla
Deficiência Sensorial
7. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdez
8. Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Deficiência Visual
9. Altas Habilidades / Superdotação
Esperamos que este material possa ser estudado no conjunto, e de forma compartilhada, nos programas de formação inicial e/ou continuada de professores da educação infantil. E que os conhecimentos elaborados no campo da educação especial colaborem para que as crianças com necessidades educacionais especiais tenham acesso a espaços e processos inclusivos de desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. É esse o nosso compromisso."
Claudia Pereira Dutra
Secretária de Educação Especial - MEC
Uma
ferramenta imprescindível para professores, que muitas vezes temos
que lidar com alguma situação especial em sala de aula.Secretária de Educação Especial - MEC
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