"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional". Freinet
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quinta-feira, 21 de junho de 2012

Brincadeiras

Bola-na-Parede

A idéia do jogo é fácil: lançar uma bola contra a parede sem deixá-la cair
no chão. Só que, a cada lançamento, o jogador tem de jogá-la de um
jeito, dizendo uma palavra, assim:
- Primeiro ! (joga a bola e a segura de volta);
- Seu lugar ! (joga a bola e a segura sem sair do lugar);
- Sem rir ! (joga a bola e a segura sem rir);
- Sem falar ! (joga a bola e a segura com a boca fechada);
- Uma mão ! (joga a bola e a segura com a mão direita);
- A outra ! (joga a bola e a segura com a mão esquerda);
- Uma palma ! (joga a bola, bate uma palma e a segura);
- Duas palmas ! (joga a bola, bate duas palmas e a segura);
- Pirueta ! (joga a bola, enrola os braços e a segura);
- Trás para diante ! (bate uma palma atrás e outra na frente antes de
segurar a bola);
- Quietas ! (bate nas coxas com as palmas das mãos, antes de segurara
bola).
Você pode jogar sozinho ou em grupo. Se jogar sozinho, cada vez que
errar tem de começar tudo de novo. Se não, passe a vez quando errar.
Ganha quem fizer primeiro a sequência até o fim.

Filmes pedagogicos

Todo mundo gosta de assistir um bom filme, principalmente às crianças que gostam de diversão e de conhecer coisas novas. Atualmente existem diversos filmes infantis que além de ser um divertimento para a criançada também são educativos.
Os primeiros anos de vida de uma criança são marcados por muitas descobertas e transformações. Por isso é essencial que toda criança tenha o apoio dos pais e da família, pois estão na fase do desenvolvimento da personalidade. Hoje vivemos em um mundo cheio de diferenças econômicas e sociais e a criança precisa ser educada para que no futuro possam lidar com situações difíceis e se tornarem bons cidadãos.
Uma excelente maneira de educar as crianças é com filmes infantis educativos que além de distrair e divertir ao mesmo tempo mostra valores importantes para a convivência em sociedade.
Muitos pais e professores ficam com receio de qual é o melhor filme para uma criança assistir. Foi pensando na educação das crianças do nosso país que fizemos uma lista com os melhores filmes infantis educativos.
Confira a lista abaixo com algumas dicas de filmes infantis educativos
  1. A nova onda do imperador (fala sobre o valor da humildade)
  2. A era do gelo (fala sobre o valor do amizade)
  3. O irmão urso (fala sobre o valor da família)
  4. Vida de inseto (fala sobre o valor da amizade e do trabalho em grupo)
  5. Formiguinhas (fala sobre o valor da amizade e do trabalho em grupo)
  6. Bee Movie (fala sobre o valor da humildade)
  7. Os sem floresta (fala sobre o valor da verdade e da amizade)
  8. O pequeno Príncipe (fala sobre o valor do amor e da amizade)
  9. A Cigarra e a Formiga (fala sobre o valor do trabalho)

Atividades

Bingo das figuras









A importância do brincar


                                                                                           
O brinquedo na educação: considerações históricas
Tizuko Morchida Kishimoto
O brinquedo está tão impregnado no nosso cotidiano, que às vezes, parece que sempre foi valorizado como recurso/instrumento educativo. Mas não é assim. Neste texto a autora descreve todo o percurso histórico da valorização do jogo e do brinquedo, ressaltando a sua importância para a educação pré-escolar.

"Outra característica do século XVIII é a popularização dos jogos educativos. Antes restritos aos príncipes e nobres, agora tornam-se veículos de divulgação, crítica e doutrinação popular. Utilizados para o desempenho de papéis, difusão de idéias e crítica de personagens, tais jogos penetram no cotidiano popular."
"(...) Abre-se, assim, um espaço propício ao nascimento da Psicologia Infantil, que desabrocha, no século XX, com a produção de pesquisas e teorias que discutem a importância do ato de brincar para a construção de representações infantis. Estudos e pesquisas de caráter psicogenético, encabeçados por PIAGET, BRUNER, VIGOTSKY, entre outros, fecundam relevantes pressupostos para a construção de representações infantis relacionadas às diversas áreas do conteúdo, influenciando as atividades curriculares dos novos tempos."
"(...) Mas é com FROEBEL que o jogo, entendido como objeto e ação de brincar, passa a fazer parte da história da educação pré-escolar. Partindo do pressuposto de que, manipulando e brincando com materiais como bola, cubo e cilindro, montando e desmontando cubos, a criança estabelece relações matemáticas e adquire noções primárias de Física e Metafísica. Aliando a utilização de materiais educativos, que denomina dons, ao canto e às ocupações manuais (recorte, colagem, tecelagem, dobradura etc.), o pai das atuais caixas de construção elabora uma proposta curricular para a pré-escola que contém, em seu bojo, a relevância do brinquedo."
"O desenvolvimento da ciência e da técnica constitui a fonte propulsora dos jogos científicos e mecânicos. Surgem jogos magnéticos para ensinar História, Geografia e Gramática. (...) A expansão dos meios de comunicação, bem como o avanço do comércio estimulam o ensino de línguas vivas. (...)Os jogos existentes no século XIX perduram até a I Guerra Mundial, mas com a aproximação da guerra cresce a oferta de jogos militares. Findo o conflito, jogos militares dão lugar às práticas esportivas, predominando, no mercado, trens elétricos, autoramas, bicicletas, patins etc., mostrando a valorização do esporte em detrimento do militarismo."
"Na mesma época, a médica italiana Maria MONTESSORI elabora uma metodologia de ensino destinada às crianças deficientes mentais, empregando materiais criados por ITARD e SÉGUIN, com o objetivo de implementar a educação sensorial. Em sua obra, traduzida em Língua Portuguesa como Pedagogia Científica (1965), há uma relação desses materiais, bem como a forma de utilização."
"Uma área que recebeu grandes benefícios com a utilização de brinquedos é a educação de crianças portadoras de deficiências. Essa prática teve origem no século XVIII, com a criação de materiais para surdos-mudos, pelo Pe. de l'EPEÉ, em 1760."
"Esse processo de valorização do jogo, mais recente, chega ao Brasil na década de oitenta, com o advento das brinquedotecas, a criação de associações de brinquedotecas, a multiplicação de congressos, o aumento da produção científica sobre o tema e o interesse crescente dos empresários em aumentar seu faturamento, investindo em novos produtos.A importância do jogo na educação tem oscilado ao longo dos tempos. Principalmente nos momentos de crítica e reformulação da educação, são lembrados como alternativas interessantes para a solução dos problemas da prática pedagógica. Tais oscilações dependem, basicamente, de reestruturações políticas e econômicas de cada país. Geralmente, em períodos de contestação, de inquietações políticas e crises econômicas, aumentam as pesquisas e os estudos em torno dos jogos."
"Este pequeno histórico foi elaborado para atender às seguintes finalidades:
• ressaltar a importância de brinquedos e brincadeiras para a educação pré-escolar;
• subsidiar o aparecimento das brinquedotecas;
• enfatizar a necessidade de recuperar brinquedos e brincadeiras tradicionais, bem como sua importância para o desenvolvimento infantil; • assinalar a presença de propostas psicológicas que permitem a construção de representações infantis; e
• alertar para o risco do excessivo uso de jogos didáticos que desvirtuam tanto as tarefas do ensino como a natureza do jogo."
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