"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional". Freinet
Maynababy.com - Gif floatie coração

sábado, 5 de maio de 2012

Profissionais da Educação

Formação continuada de professores no cotidiano da escola fundamental

José Cerchi Fusari

O texto discute a formação continuada de professores no cotidiano da escola fundamental, especificando o papel do diretor nesse processo. O autor também procura contextualizar a questão da formação do educador em serviço, no panorama mais amplo da democratização do ensino.
A questão da competência docente é abordada como mediação importante no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o descompasso entre a formação do profissional e as exigências do mundo moderno.
Esta realidade, segundo o autor, abre um espaço para algo mais amplo, que seria uma Política para a Formação do Educador em Serviço, traduzida em programas e ações diversificados, atendendo aos anseios dos educadores escolares.
 
Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"A rotina do funcionamento da Escola pode ser a possibilidade de o professor aperfeiçoar, continuamente, sua competência docente-educativa, o mesmo podendo ocorrer com diretores, assistentes e demais profissionais que atuam no sistema formal de ensino." "(...) pode-se dizer que o conceito de competência docente apresenta cinco aspectos essenciais:
· domínio competente e crítico do conteúdo a ser ensinado;
· clareza dos objetivos a serem atingidos;
· domínio competente dos meios de comunicação a serem utilizados para a mediação eficaz entre o aluno e os conteúdos do ensino;
· visão articulada do funcionamento da Escola, como um todo;
· percepção nítida e crítica das complexas relações entre educação escolar e sociedade."


Publicação: Série Idéias n. 12, São Paulo: FDE, 1992
Páginas: 25-33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...