Formação continuada de professores no cotidiano da escola fundamental |
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José Cerchi Fusari |
O texto discute a formação continuada
de professores no cotidiano da escola fundamental, especificando
o papel do diretor nesse processo. O autor também
procura contextualizar a questão da formação
do educador em serviço, no panorama mais amplo
da democratização do ensino.
A questão da competência docente é abordada como mediação importante no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando o descompasso entre a formação do profissional e as exigências do mundo moderno. Esta realidade, segundo o autor, abre um espaço para algo mais amplo, que seria uma Política para a Formação do Educador em Serviço, traduzida em programas e ações diversificados, atendendo aos anseios dos educadores escolares. |
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"A rotina do funcionamento da Escola pode ser a possibilidade
de o professor aperfeiçoar, continuamente, sua competência
docente-educativa, o mesmo podendo ocorrer com diretores, assistentes
e demais profissionais que atuam no sistema formal de ensino."
"(...) pode-se dizer que o conceito de competência
docente apresenta cinco aspectos essenciais:
· domínio competente e crítico do conteúdo a ser ensinado;
· clareza dos objetivos a serem atingidos;
· domínio competente dos meios de comunicação a serem utilizados para a mediação eficaz entre o aluno e os conteúdos do ensino;
· visão articulada do funcionamento da Escola, como um todo;
· percepção nítida e crítica das complexas relações entre educação escolar e sociedade."
Publicação:
Série Idéias n. 12, São Paulo: FDE, 1992· domínio competente e crítico do conteúdo a ser ensinado;
· clareza dos objetivos a serem atingidos;
· domínio competente dos meios de comunicação a serem utilizados para a mediação eficaz entre o aluno e os conteúdos do ensino;
· visão articulada do funcionamento da Escola, como um todo;
· percepção nítida e crítica das complexas relações entre educação escolar e sociedade."
Páginas: 25-33
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