"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional". Freinet
Maynababy.com - Gif floatie coração

terça-feira, 24 de abril de 2012

Pedagogia Freinet

Cotidiano na Pedagogia de Freinet


Ruth Joffily Dias


A pedagogia Freinet é uma importante alternativa para o trabalho em Educação Infantil. Segundo a autora, essa prática nos afasta de duas tendências dominantes: o infantilismo -- que deixa a criança aquém de suas possibilidades -- e o escolarismo, que quer preparar a criança muito cedo para a escola de primeiro grau.

O texto oferece noções dessa prática pedagógica, a organização no trabalho com a criança e seus princípios, a autonomia, a cooperação, a expressão livre.



"A Pedagogia Freinet não é nova. Vem sendo praticada há mais de cinqüenta anos em muitos países da Europa, da África e da América. Não é nova, mas se renova a cada dia, pois, sendo um movimento pedagógico de professores, é através da troca de experiências entre professores que ela se atualiza permanentemente."

"Nossos princípios e objetivos básicos: autonomia e cooperação. Nosso papel de educadores: contribuir para o desenvolvimento de cidadãos, para uma sociedade verdadeiramente democrática. Só se aprende democracia praticando a vida em sociedade; e só se á verdadeiramente cidadão quando se é livre e autônomo."

"Partimos, na nossa prática pedagógica, das necessidades da criança. Necessidades que, aliás, não são só da criança, são de todos nós:auto-expressão, comunicação, pesquisa (criar, agir, conhecer), organização e avaliação."


Publicação: Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 69 a 78


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...