Ruth Joffily Dias |
A pedagogia Freinet é uma importante alternativa para o trabalho em Educação Infantil. Segundo a autora, essa prática nos afasta de duas tendências dominantes: o infantilismo -- que deixa a criança aquém de suas possibilidades -- e o escolarismo, que quer preparar a criança muito cedo para a escola de primeiro grau.
O texto oferece noções dessa prática pedagógica, a organização no trabalho com a criança e seus princípios, a autonomia, a cooperação, a expressão livre. |
"A Pedagogia Freinet não é nova. Vem sendo praticada há mais de cinqüenta anos em muitos países da Europa, da África e da América. Não é nova, mas se renova a cada dia, pois, sendo um movimento pedagógico de professores, é através da troca de experiências entre professores que ela se atualiza permanentemente."
"Nossos princípios e objetivos básicos: autonomia e cooperação. Nosso papel de educadores: contribuir para o desenvolvimento de cidadãos, para uma sociedade verdadeiramente democrática. Só se aprende democracia praticando a vida em sociedade; e só se á verdadeiramente cidadão quando se é livre e autônomo."
"Partimos, na nossa prática pedagógica, das necessidades da criança. Necessidades que, aliás, não são só da criança, são de todos nós:auto-expressão, comunicação, pesquisa (criar, agir, conhecer), organização e avaliação."
Publicação: Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 69 a 78
"Nossos princípios e objetivos básicos: autonomia e cooperação. Nosso papel de educadores: contribuir para o desenvolvimento de cidadãos, para uma sociedade verdadeiramente democrática. Só se aprende democracia praticando a vida em sociedade; e só se á verdadeiramente cidadão quando se é livre e autônomo."
"Partimos, na nossa prática pedagógica, das necessidades da criança. Necessidades que, aliás, não são só da criança, são de todos nós:auto-expressão, comunicação, pesquisa (criar, agir, conhecer), organização e avaliação."
Publicação: Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 69 a 78
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